8 de Dezembro de 2016

Report: notícias

Encontro destaca novidades das Normas GRI

A Global Reporting Initiative (GRI) promoveu um encontro em São Paulo (6/12) para os membros brasileiros da GOLD Community. Gláucia Terreo, ponto focal da GRI no Brasil, e Sulema Poli, membro do Global Sustainability Standards Board, falaram sobre a transição da versão G4 da  metodologia para as Normas GRI.

Com participantes de empresas e consultorias especializadas, o workshop esclareceu que a mudança para as normas vem no sentido de apoiar regulamentações ao redor do mundo, junto com outros frameworks. Atualmente, cerca de 40 países possuem leis que exigem a publicação de relatórios de sustentabilidade; a ideia é fortalecer e dar impulso a esse movimento global, que reforça o compromisso de organizações para com a prestação de contas sobre seus projetos, investimentos e sua geração de valor.

O que muda?

Para quem está habituado à geração G4 das Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade, lançada há três anos, não há grandes novidades; os conteúdos não foram modificados. Para uma organização aderir à metodologia em seu relato, permanecem as opções “De Acordo” e os princípios de conteúdo e qualidade – na mesma linha do proposto na versão G4.

A principal mudança está na estrutura, que, agora modular, permite revisões avulsas e segmentadas, evitando lançamentos de novas versões da metodologia (G5, G6 etc.). As próximas atualizações a caminho, ainda sem data fixa, são nos tópicos sobre Saúde e Segurança, Água e Direitos Humanos. 

Outra novidade da metodologia é a maior clareza nos vocabulários e em termos sobre o que tem que ser publicado e o que é opcional. Também haverá mudança de terminologia: é o caso dos aspectos, que agora passam a ser chamados de tópicos.

Alguns conteúdos foram realocados e consolidados; a GRI também optou pela eliminação de outros elementos repetitivos, como no caso dos tópicos de Direitos Humanos.

Confira

Para compreender o que mudou de forma didática em relação à G4, a GRI elaborou um “de/para” das normas, por enquanto disponível em inglês. O material pode ser baixado aqui.

Em português

A tradução das Normas para o português está prevista para junho de 2017.

Entre em contato

Quer saber como a Report pode apoiar sua empresa na transição para as Normas GRI? Entre em contato com nossa equipe de consultoria: consultoria@reportsustentabilidade.com.br