8 de Janeiro de 2014

Report: notícias

ação inclusiva ganha Prêmio ECO

Programa da Eletropaulo promove o uso adequado e seguro da energia elétrica

No final de 2013, a Câmara Americana do Comércio (Amcham) de São Paulo realizou a 31ª edição do Prêmio Eco , que contemplou dez empresas, responsáveis pelos cases mais inovadores do País. Na premiação, as práticas das empresas foram analisadas por um grupo de 55 especialistas que avaliaram a adesão da sustentabilidade na gestão das companhias.

Entre os vencedores está o Programa Transformação de Consumidores em Clientes, da AES Eletropaulo, que regulariza as ligações informais e também substitui gratuitamente equipamentos antigos por outros mais econômicos, como geladeiras, lâmpadas e instalações elétricas internas. A Report auxiliou no desenvolvimento do case para a premiação.

O programa 

Criado para promover o uso adequado e seguro de energia elétrica nas comunidades de baixa renda da região atendida pela concessionária (24 municípios da Grande São Paulo incluindo a capital) , o programa também inclui os moradores no universo formal de cidadania e consumo. Para a empresa, regularizar ligações clandestinas também é uma ação de sustentabilidade. As conexões informais de energia, além de elevar os custos de manutenção que reduzem a margem de lucratividade, afetam a qualidade do fornecimento e oferecem riscos à segurança da população.
 

Com oferta estável de energia, instituições financeiras e comércios varejistas conseguem chegar às comunidades trazendo não só produtos, mas também empregos. A posse de um endereço regular, outro diferencial do programa, também dá aos moradores acesso a direitos e serviços, como a entrada no mercado de trabalho formal, abertura de conta em instituições financeiras ou crediário em comércio.

Realizado desde 2004, o programa já beneficiou mais de dois milhões de pessoas e, até 2016, a AES Eletropaulo pretende regularizar todas as ligações clandestinas em sua área de concessão que tenham viabilidade técnica e que não estejam em áreas de proteção ambiental.