17 de Abril de 2014

Report: notícias

relatório da Natura foca em GRI G4 e relato integrado

A Natura lançou o relatório 2013 com produção focada nos novos parâmetros para o relato: a quarta geração das diretrizes GRI (G4) e o relato integrado proposto pelo IIRC (International Integrated Reporting Council).

Como evolução do seu processo, a empresa apostou na web como principal meio na estratégia de divulgação de resultados, motivada pelo seu alcance, acessibilidade e pelo impacto ambiental reduzido. O site (www.natura.net/relatorio) reúne o conteúdo completo do relato, oferece novas funcionalidades como infográficos animados, conexão com as redes sociais e vídeos que complementam as informações. O site também está adaptado para a leitura em qualquer dispositivo móvel, como celulares e tablets.

Conteúdo de valor

Na apresentação do seu modelo de negócios, a Natura descreve de forma objetiva os principais recursos utilizados pela empresa, seus diferenciais de atuação e o valor efetivamente gerado nos aspectos econômico, social e ambiental – tanto positivo quanto negativo. A empresa também apresentou, pela primeira vez, as diretrizes da sua Visão de Sustentabilidade e estabeleceu ambições para serem alcançadas até 2020.

A Natura mantém uma prática de divulgação unificada, em que todas as peças estão alinhadas e se complementam. O processo tem início com o Relatório de Administração, lançado nesse ano em 12 de fevereiro, e se complementa com o relatório anual nas versões resumida (impressa), web e completo (PDF com o relato completo dos indicadores GRI, disponível no site).

Pioneirismo no relato

Pioneira na aplicação das diretrizes GRI na América Latina – seu primeiro relatório foi publicado em 2001 –, a Natura também migrou rapidamente para a nova versão, a G4, no modo abrangente. Isso significa que responde a todos os indicadores GRI relevantes para a sua gestão e operação – mais de 70 – além de indicadores próprios.

A partir de 2013, também busca uma abordagem mais integrada das informações financeiras e não-financeiras. Como integrante do IIRC, grupo internacional que desenvolveu um novo padrão de relato, a Natura está incorporando seus princípios orientadores, tais como: relato mais sucinto, apresentação objetiva do seu modelo de negócios, publicação de resultados econômicos, sociais e ambientais.

O desafio do relato integrado está apenas iniciando e orienta as empresas a mudarem seu mindset, incluindo ajustes em sua gestão e apresentação de uma visão mais completa de seu desempenho, indo além da publicação de informação de curto prazo e essencialmente econômicas.

O conteúdo de todas as publicações e o projeto editorial do site foram desenvolvidos pela Report, assim como a coleta e análise dos indicadores e a adaptação do processo de materialidade.

+ Para saber mais sobre a GRI G4, clique aqui

+ Para mais informações sobre relato integrado, clique aqui