13 de Abril de 2015

Report: notícias

Petrobras Distribuidora busca soluções inovadoras via materialidade

A report e a Cria Global uniram suas expertises para apoiar a Petrobras Distribuidora (BR) no gerenciamento dos aspectos críticos relacionados à sustentabilidade de suas operações. Cada empresa buscou contribuir com um novo olhar para atender às necessidades do cliente e contribuir com soluções inovadoras. “A report trouxe a experiência com sustentabilidade para a construção da matriz de materialidade e, a Cria, a visão criativa com a aplicação de uma metodologia de criação que ajudou a desenvolver iniciativas de impacto na gestão dos temas relevantes”, conta Florencia Estrade, fundadora da Cria.

Na primeira etapa, foi realizado um amplo diagnóstico que identificou as diversas percepções dos stakeholders – internos e externos – da empresa. Além da análise de estudos setoriais e documentos internos, foi organizado um painel com consumidores finais, dinâmica e entrevistas com gestores, consultas online e análise comparativa com concorrentes. A metodologia também contemplou uma vivência em campo, durante a qual foram entrevistadas equipes de postos de combustíveis no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A partir o diagnóstico, foi elaborada uma Matriz de Materialidade 2.0, que define os temas mais relevantes para a empresa. O resultado serviu como base para que a BR definisse focos de atuação e traçasse metas para acompanhar os avanços na gestão dos principais impactos. Também foram elaboradas ações e soluções para potencializar impactos positivos para a sociedade e gerar valor econômico para a empresa.

Na etapa final foi aplicada uma metodologia de criação que, além de utilizar inputs dos stakeholders, identificou cases de sucesso e benchmarks. Outra fonte de informação foram as visitas aos postos de combustíveis, nas quais nossos consultores tiveram acesso às pessoas que trabalham nesses locais e conheceram a infraestrutura de cada estabelecimento. Ao final desse trabalho, foram destacadas quatro áreas de oportunidades em oito temas materiais. As informações alimentaram o desenho de soluções inovadoras. Muitas delas, por apresentarem sinergias, podem ser combinadas e, assim, gerar um impacto ainda maior.