11 de Janeiro de 2013

Report: notícias

Report, 10 anos

Completamos nesta quarta-feira, 12 de dezembro, 10 anos de trajetória. Esse é o momento de resgatar como chegamos até aqui e olhar para o nosso futuro. É estimulante e ao mesmo tempo desafiador perceber que há ainda tanto a se fazer.

A Report nasceu do encontro de dois jornalistas com espírito empreendedor: Estevam Pereira e eu, Álvaro Almeida. Da mesma geração, adolescentes nos anos 70, jovens profissionais nos anos 80, acreditávamos que o jornalismo nos permitiria mudar o mundo, mas logo percebemos que a realidade empresarial da comunicação impunha limites. Voltamos então nossa atenção para a transformação das empresas, ajudando a torná-las mais sensíveis aos temas sociais e ambientais. Quem nos despertou para essa oportunidade foi o Instituto Ethos, que à época estimulava as companhias brasileiras a publicarem balanços sociais.

Assim surgiu a Report, sem capital de giro, sem investidor nem plano de negócios. Pode-se dizer que somos um exemplo do que a força do capital intelectual e humano pode fazer. Nesses 10 anos, aprendemos sobre responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, governança corporativa, engajamento de stakeholders, economia circular e tantas outras disciplinas, sempre apoiados numa rede de parcerias, tradução de uma cultura de colaboração e cocriação de modelos de negócios que geram valor para todos os envolvidos.

Trabalhamos duro, fomos decisivos na acelerada inserção dos relatórios de sustentabilidade no Brasil, especialmente do padrão GRI. Ajudamos a elaborar mais de 400 relatórios, talvez a maior produção de uma única agência no mundo. E não nos esquecemos da qualidade. Clientes da Report foram seguidamente premiados e dominaram os rankings de melhores relatórios do país. Muitas vezes também aprendemos com nossos erros e, mais importante, jamais nos eximimos de agir com transparência e comprometimento na busca pelas soluções.

Sabemos que nossa atuação vai muito além dos relatórios publicados. Eles foram a porta de entrada que abrimos para inserir a sustentabilidade na gestão e no modelo de negócios de nossos clientes. Formamos profissionais na Report e nas empresas. Buscamos sempre estar alinhados com a fronteira do conhecimento em sustentabilidade e desenvolvemos um estilo pragmático de construir o caminho das companhias na direção de melhores práticas.

Nessa trajetória de 10 anos, construímos o repertório e uma equipe para atuar hoje em três frentes: comunicação, consultoria e conhecimento. Integradas e em permanente evolução, elas formam uma Proposta de Valor poderosa e exclusiva. Estamos empenhados em fazer com que as empresas brasileiras atualizem a estratégia e a gestão do negócio aos dilemas do nosso tempo; que engajem e mobilizem seus públicos na construção de um valor compartilhado; e que nossa rede de relacionamentos seja fonte de soluções inovadoras e de conhecimento para promover um modelo de desenvolvimento sustentável.

Queremos celebrar esses dez anos com todos aqueles que estiveram conosco nos inúmeros desafios que enfrentamos. Nossa história é a soma de incontáveis sucessos individuais.