12 de Junho de 2013

Report: notícias

Relatório da Samarco aponta avanços na estratégia

                                                

Em continuidade a uma década de experiências na publicação de balanços de desempenho, a Samarco acaba de lançar seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2012. O documento destaca os principais desafios e avanços ao longo do ano, com destaque para o Projeto Quarta Pelotização (P4P), que ampliará a capacidade produtiva em 37% a partir de 2014, o trabalho de redefinição da estratégia e o modo de agir da companhia em relação à sustentabilidade.

Com 35 anos de atuação no mercado transoceânico de minério de ferro, a Samarco é, hoje, a oitava maior exportadora do Brasil, produzindo pelotas de minério de ferro que são utilizadas pela indústria siderúrgica em mais de 20 países. O relatório traz os principais dados de desempenho das operações nacionais, distribuídas entre Minas Gerais e o Espírito Santo, contemplando temas como emissões atmosféricas, impactos sobre a biodiversidade, consumo de recursos naturais e minerais e práticas de governança.

Além disso, o documento detalha algumas mudanças relevantes ocorridas na gestão, com destaque para o desenvolvimento da nova Visão 2022 – dobrar o valor do negócio e ser reconhecida por empregados, clientes e sociedade como a melhor do setor –, do Modelo de Sustentabilidade  e dos planos de negócio de cinco e dez anos.

Assim como na edição anterior, o relato seguiu a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) e alcançou o nível A+ de aplicação, com verificação por auditoria externa e, também, pela própria GRI. Além do site www.samarcoqueagentefaz.com.br, o RAS2012 também pode ser obtido em versão PDF (clique aqui para acessá-la) e será lançado em uma versão resumida, no formato revista, para empregados, contratados, comunidades e demais públicos que se relacionam com a Samarco.