26 de Setembro de 2013

Report: notícias

grupo de estudos de relatório integrado realiza segundo encontro no RJ

Os tipos de capitais e seu papel no planejamento estratégico das empresas foram o tema da segunda reunião do grupo de estudos sobre relato integrado organizado pela Report. O encontro ocorreu na quarta-feira (25), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

 

Conduzido pelo consultor de sustentabilidade Vinícius Cataldi e pelo diretor-executivo da Report, Estevam Pereira, o grupo reuniu, pela segunda vez, representantes da PREVI, Oi e SulAmérica, além de pesquisadores e profissionais ligados às áreas de sustentabilidade e investimentos.

 

Saber delimitar os tipos de capitais mais relevantes para uma empresa, entender como eles são transformados durante o processo de negócios de uma empresa e que valores e impactos eles geram é fundamental para relatar, de forma integrada, o desempenho de uma corporação.

 

Ainda na expectativa do lançamento, previsto para o final deste ano, das diretrizes de relato do International Integrated Report Council (IIRC), instituição global que desenvolve a metodologia, foram apresentados exemplos de empresas que buscam promover a integração de dados financeiros e não financeiros em seus relatórios, baseadas nos primeiros rascunhos do documento, submetidos recentemente a consulta pública.

 

Na segunda parte do encontro, os participantes fizeram um exercício de identificação dos principais capitais estratégicos de suas empresas e análise da forma como eles são relatados.

 

O grupo terá mais três reuniões até novembro, com os temas geração de valor, modelo de negócios e conectividade. Em São Paulo, os encontros contaram com a presença das empresas AES Brasil, Bradesco, CSN, Itaú Unibanco, Natura, Santander e SulAmérica.