20 de Agosto de 2014

Report: notícias

comunidade SB Brasil reúne profissionais em busca de inovação

Cerca de 30 profissionais, representantes de 15 diferentes empresas, participaram do primeiro encontro da Comunidade SB Brasil, realizado no dia 14 de agosto. Em formato de workshop, o encontro foi organizado pela Report em parceria com a consultoria As Boas Novas e aprofundou dois conteúdos significativos apresentados no Sustainable Brands San Diego: “A evolução do storytelling para o storydoing” e “Como a economia colaborativa já inspira o modelo de negócios das empresas inovadoras”.

Após assistir aos vídeos (assista: storydoing e economia colaborativa), os participantes realizaram atividades práticas em grupos para aplicar os conhecimentos dentro do escopo das suas empresas. "Cada vez que participo de uma conferência, me questiono como ela contribui para meu desenvolvimento profissional e o que levo para meu dia a dia. A Comunidade SB Brasil é uma forma de dar continuidade aos eventos do Sustainable Brands e manter vivos os conteúdos e contatos feitos durante a conferência", afirma Thiago Caixeta, consultor de Desenvolvimento Sustentável na BASF.

Impacto real

Para os participantes, o resultado deste primeiro encontro foi uma positiva reunião de profissionais em busca de espaço para inovar e pensar em soluções sustentáveis. “Provocar, incentivar, chacoalhar mentes com o objetivo de inovar e buscar inspiração para solucionar problemas atuais, velhos ou novos. Reunimos nesta ocasião profissionais com sede de inovação e espaço para criar”, diz Flávia Goldenberg, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Serviços de Sustentabilidade na Schneider Electric.

Para Cristiane Lourenço, da área de Sustentabilidade da Unilever Brasil, o pontochave para as possíveis transformações está nos questionamentos de padrões já estabelecidos. “O SB está promovendo discussões e ligando pessoas que tem desafios e intenções comuns a fim de alcançar a transformação necessária para uma sociedade mais colaborativa”, concluiu.

Próximos passos

A Comunidade nasceu para ser um lócus permanente de discussões e promotor de encontros para apoiar um grupo relevante de empresas no Brasil a utilizar a inovação em sustentabilidade como oportunidade de transformação e geração de negócios. “Ficamos inspirados com a dedicação e envolvimento de todos e temos certeza que esse é apenas o começo de uma comunidade engajada, que transformará a forma de fazer negócios no Brasil”, afirma Álvaro Almeida, sócio-diretor da Report e organizador do SB Rio.