27 de Agosto de 2014

Report: notícias

destaques da temporada de relatórios

Histórias de Sicredi

Com apoio da Report pelo segundo ano, o relatório anual de sustentabilidade da cooperativa de crédito Sicredi ajuda a clarear questões sobre o cooperativismo financeiro para o público de varejo no Brasil. O Relatório Sicredi 2013 traz exemplos concretos, cinco histórias que demonstram a forma da instituição trabalhar e a importância do envolvimento na vida dos associados. Um fotógrafo viajou pelos quatro estados em que o Sicredi tem mais presença - Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - enquanto a redatora do relatório fazia as entrevistas por telefone. Juntos, atravessaram as terras gaúchas de ponta a ponta para colher os depoimentos e imagens de personagens tocantes – gente que pratica a sustentabilidade sem teorias, impulsionada por um sistema de crédito. São histórias inusitadas como da sitiante que estudou e investiu em tecnologia de ponta para produzir verduras hidropônicas e criar peixe no Mato Grosso e dos produtores de leite que se tornaram os reis da produtividade na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.

 

Engajamento em Amaggi

O agronegócio do presente tem a sustentabilidade nas suas estratégias e decisões. O esforço da Amaggi, uma das maiores exportadoras de grãos do país, para o engajamento dos seus parceiros, por meio de um plano estruturado, é destaque do relato 2013, produzido em versões impressa e online. A campanha de divulgação do relatório, na web e nas redes sociais, também é uma novidade que aponta para um plano de comunicação mais interativo e focado nos públicos estratégicos.

 

GPA mais que completo

Em seu sexto relatório GRI, o GPA desenvolveu um trabalho de escopo amplo, no qual foram consideradas informações de todas as unidades de negócio da Companhia – supermercados Pão de Açúcar, Extra e Assaí, Nova Pontocom e Via Varejo (Pontofrio e Casas Bahia). Foram realizadas mais de três dezenas de entrevistas com profissionais responsáveis pelas empresas e unidades de negócio que compõem o GPA. Além da metodologia GRI, o conteúdo também observou as diretrizes da norma ISO 26.000, referente à responsabilidade social.

 

 

Relevância em Ecorodovias

O Grupo Ecorodovias, um dos maiores conglomerados de infraestrutura e logística intermodal do país, opera seis concessões rodoviárias (estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Bahia) e diversas outras plataformas de logística. Para fazer seu oitavo relato GRI, contou com apoio da Report na produção do texto e design das versões online e em PDF do Relatório anual de sustentabilidade 2013. Uma matriz com nada menos de 45 temas considerados relevantes para a gestão da empresa orientou a produção do conteúdo, e as organização das informações financeiras obedeceu às Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IRFS).