24 de Junho de 2015

Report: notícias

Consumidor: fórum debate comportamento e estratégia de influências

Quais tendências devem seguir empresas que buscam a inovação para entender o comportamento dos consumidores? E quais são boas estratégia para influenciá-lo no momento da decisão?

Não há uma única resposta, mas diversos insights e cases que ilustram tal situação estiveram em destaque no Fórum Novas Fronteiras, realizado em maio, em São Paulo, com organização da consultoria Eight Sustainability.

Os debates, que envolveram temas instigantes como a "irracionalidade comportamental" do consumidor, abordaram possibilidades que novas plataformas de interação, online ou offline têm de pesar a balança de uma decisão de compra. Também pautaram as conversas os métodos utilizados para buscar a compreensão sobre o consumidor - entre eles neurociência do consumidor e economia comportamental -, além de plataformas de interação e coleta e análise de dados comportamentais.

O Fórum Novas Fronteiras contou com 16 palestras - comandadas por especialistas nacionais e internacionais - e três workshops exclusivos sobre economia comportamental, comandados por palestrantes internacionais: Alex Batchelor, CEO da Brainjuicer;  sobre como aplicar os insights e direcionar o crescimento dos negócios; Thomas Kolster, autor do livro "Goodvertising", que trata de um novo movimento em publicidade focado em reparar relacionamentos desgastados com os consumidores; e Mariana Nicolau, sobre como criar verdadeiro valor sustentável por meio de modelos de negócios inovadores.

novo movimento em publicidade. Este novo paradigma engloba marcas e agências que se atrevem a procurar um novo jeito de irmos adiante, de uma forma mais significativa. É hora de reparar o relacionamento desgastado com os consumidores. - See more at: http://projetodraft.com/goodvertising-pare-de-anunciar-para-as-pessoas-e...

Os cases apresentados mostraram diferentes estratégias, alimentadas por tendências como o consumidor co-criador, hiper-conectividade multiplataforma, economia compartilhada, consumo e estilos de vida sustentáveis, entre outros.

ESTUDO

A Eight Sustainabilty produziu e lançou, há cerca de um ano, um dos estudos que procura desenhar um cenário comportamental do consumidor: o Consumer Behavior Change Framework, disponível aqui para download.