8 de Julho de 2015

Report: notícias

oficina em SP discute gestão da mobilidade corporativa

 

Foi realizada, na última terça-feira (07), em São Paulo, a Oficina de Mobilidade Corporativa, que reuniu representantes de empresas como Alcoa, Bikedoor Sorocaba, LHC Produções, Allianz Seguros, TAM e Aché. O encontro, realizado pela report, promoveu discussões em torno das estratégias que as empresas vêm adotando em busca de uma mobilidade mais sustentável.

A primeira apresentação do dia ficou sob responsabilidade de Claudia Ramirez, graduada em Engenharia Civil pela University College London e parte da equipe técnica da Steer Davies Gleave (SDG), que trouxe dados de pesquisas e principais iniciativas relacionadas à Mobilidade Corporativa.

Segundo ela, estudos revelam que, no Brasil cerca de 7,4 milhões de pessoas se deslocam entre municípios para ir ao trabalho. Só a cidade de São Paulo recebe 1,7 milhão de trabalhadores vindos de outras cidades todos os dias, principalmente de Guarulhos e Osasco.

Outro dado que despertou a atenção do público presente está relacionado ao tempo perdido durante o ano no trânsito. “Em média, as pessoas de todo o mundo gastam entre 1h50 e 3h por dia no trânsito. Ou seja, perdem entre 16 e 32 dias por ano, praticamente um mês de férias inteiro”, afirmou.

Além de cases, a engenheira ainda apresentou maneiras de como incentivar e implementar pequenas ações dentro das empresas que podem ajudar a melhorar o problema vivido em grandes centros urbanos. Com os dados e as ferramentas apresentados, criou-se um debate sobre as iniciativas empresariais que já vem sendo adotadas e sobre os maiores problemas enfrentados pelas companhias que buscam contribuir para a redução de impactos socioambientais e trazer alternativas para a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.

Em seguida, Maurício Born, consultor parceiro da report na iniciativa de mobilidade corporativa, falou sobre a metodologia que busca aprimorar a gestão da mobilidade corporativa. Além disso, ele apresentou o programa-piloto realizado para a Serasa Experian, em conjunto com a Report Sustentabilidade. Durante o projeto, foram mapeados os métodos de deslocamento e as distâncias percorridas pelos funcionários; políticas e práticas internas que tenham relação com a mobilidade, entre outros. 

A ideia era buscar meios para a otimização dos deslocamentos da equipe. Ao final do processo, foi gerado um documento com um conjunto de recomendações personalizadas para a empresa, baseado nos dados da pesquisa. 

Entenda mais sobre o plano de mobilidade corporativa da Serasa Experian clicando aqui. 

+ Quer saber como a mobilidade pode ser trabalhada em sua empresa? Entre em contato conosco pelo email [email protected].