30 de Setembro de 2015

Report: notícias

GRI debate materialidade e engajamento em SP

O Ponto Focal da Global Reporting Initiative (GRI) organiza hoje, em São Paulo, no auditório do Banco do Brasil, na avenida Paulista, uma sessão especial para debater processos de materialidade e engajamento de stakeholders. As atividades, executadas em parceria com instituições de ensino e com a Report Sustentabilidade, têm o objetivo de esclarecer líderes e representantes de empresas sobre os usos práticos e as formas de adotar tais processos na gestão da sustentabilidade de seus negócios.

A programação conta com a participação de pesquisadores como Laurelena Palhano (UFRJ), Cid Alleli Filho (UFF) e Vania Marques (UFF). As apresentações abordam pesquisas sobre engajamento interno em empresas e o papel de áreas como Recursos Humanos nesta atividade.

Além disso, a Report conduziu uma atividade sobre o processo de definição de possíveis temas materiais, destacando as principais etapas necessárias – como a identificação de tópicos relevantes para o setor, a consulta aos públicos interno e externo, a construção da matriz de materialidade e sua aprovação e revisão pela liderança das empresas.

Para isso, foram tomadas como referência as diretrizes da GRI, versão G4, e a metodologia consolidada de processos de materialidade desenvolvida pela Report – que também considera outros frameworks, como o de relato integrado. “A ideia é que a materialidade sirva também para a gestão das organizações, mantendo uma conexão direta com a estratégia do negócio e com aquilo que é tido como prioridade pelas lideranças”, afirmou o consultor Victor Netto.