30 de Setembro de 2015

Report: notícias

Prêmio The Circulars: inscrições encerram hoje

As inscrições para o The Circulars 2016, maior programa global de reconhecimento de iniciativas conectadas com o conceito de economia circular, encerram ao fim desta quarta-feira (30/9). Por meio do prêmio, empreendedores, líderes, investidores ou pessoas envolvidas com o setor público e negócios em diferentes plataformas podem ter suas ações reconhecidas e apresentadas no Fórum Econômico Mundial em Davos, em janeiro de 2016. Mais informações aqui.

O The Circulars é uma iniciativa do Fórum de Jovens Lideranças Globais do Fórum Econômico Mundial, desenvolvida em parceria com a Accenture. O propósito do grupo é promover práticas de economia circular, com destaque para o uso eficiente de matérias-primas e recursos energéticos, que permite a eliminação de resíduos no ciclo de vida de produtos e serviços.

Para se inscrever no prêmio, são oito categorias, destinadas a diferentes portes (multinacionais ou pequenos/médios), níveis hierárquicos das empresas, setores (público ou privado) e segmentos – além disso, há categorias para projetos disruptivos, investidores e para avaliação do público.

Os finalistas poderão apresentar suas iniciativas para uma plateia de alto nível, no Fórum Econômico Mundial, além de receber prêmios e obter exposição na mídia internacional, garantindo novas oportunidades.

Entre os destaques recentes, os Circulars organizaram um infográfico com as empresas líderes em ações de economia circular no mundo (confira abaixo). Para vê-lo em maior resolução, clique aqui.

Na SB Rio 2015

Economia circular foi um tema relevante na conferência internacional Sustainable Brands Rio 2015, que reuniu mais de 500 pessoas na capital fluminense no último mês de agosto. Organizado no Brasil pela Report, em parceria com a Sustainable Life Media, o encontro contou com a participação da Ellen MacArthur Foundation e da Ideia Circular na plenária “Como Redesenhar a Produção e os Mercados”, discutindo a necessidade de ressignificar o conceito de lixo e encontrar novos negócios que reaproveitem o que é descartado pelas organizações.

Leia mais sobre os debates de economia circular do evento aqui.