22 de Junho de 2012

Report: notícias

Report promove debate sobre futuro dos relatórios

Nesta quarta-feira (20/6), a Report Comunicação, em parceria com a Natura, a Aberje e o IBGC, realizou o seminário “O Futuro dos Relatórios”. O objetivo foi promover um debate sobre o processo de produção dos relatórios de sustentabilidade das empresas e apresentar as ferramentas em desenvolvimento para tornar o processo de relato mais eficaz e objetivo.

Uma das novidades é a quarta geração (G4) do modelo de relato da Global Reporting Initiative (GRI), que será mais acessível aos profissionais iniciantes e experientes que trabalham no processo. A nova versão, apresentada pela vice-presidente do GRI, Nelmara Arbex,  também pretende ter foco na materialidade da empresa, além de propiciar uma melhora no processo de coleta e verificação de dados.

As novas diretrizes que formam o G4 estarão disponíveis em consulta pública a partir desta segunda-feira (26/6), no site www.globalreporting.org Paul Drukman, do International Integrated Reporting Commitee (IIRC), esclareceu a metologia do Relatório Integrado. O processo, já usado em alguns países da Europa, está em fase piloto no Brasil a partir de uma iniciativa de um grupo de empresas. O relatório condensa todas as informações contábeis e financeiras com as sociais, ambientais e econômicas. Desta forma, há uma maior clareza da real gestão coorporativa, expondo fraquezas da empresa.

Outra inovação vem da Natura, pioneira na adoção dos indicadores do GRI na América Latina e vencedora de vários prêmios pela excelência de seus relatórios. A companhia investe agora no desenvolvimento dos Wikirelatórios, uma evolução do engajamento dos stakeholders para um relatório mais transparente e interativo, por meio de uma plataforma virtual nos moldes de mídia social.

Os participantes contribuíram expondo suas dificuldades e iniciativas inovadoras. Anualmente, profissionais e empresas se mobilizam no processo de relato para reportar informações objetivas e relevantes que reflitam a gestão de suas empresas de forma clara.

Realizado no Windsor Barra, Rio de Janeiro, e em paralelo às ações da Rio + 20, o evento reuniu representantes de 80 empresas de diversas áreas.